Apesar de se tratar do primeiro apartamento do casal de 27 anos, nota-se o apreço pela atemporalidade dos móveis da casa (em sua maioria, feitos sob medida). Foi-se o tempo que móveis planejados eram sinônimo de “móveis da modinha”. A velha história de projetar um quarto igual ao da revista, e ele se transformar em um elefante branco na primeira mudança de casa (ou até de humor) é passado. Conversamos com Mário Guidoux e Anna Carolina Manfroi, que fizeram parte da criação deste projeto, e trouxemos 10 dicas para você fazer um décor moderno e atemporal a partir de móveis planejados.Arquitetura que não enjoa!
1) Neste apartamento, o mobiliário desenhado sob medida foi para a cozinha, o quarto e os banheiros. Inspire-se no estilo minimalista e discreto, misturando madeiras clássicas em tons escuros com o uso do branco.
2) Na cozinha, formas retas e a ausência de puxadores garantem a neutralidade do ambiente, combinando com todos os gostos e estilos de moradores. O diferencial fica por conta do toque pessoal um: toalhas, louças, quadros, ímãs, panelas…
3) Que tal aplicar um toque de surpresa nos seus móveis? O armário do banheiro criado pelo 0E1, por exemplo, tem um interior em azul claro. Fofo!
4) “Para os móveis de varejo – cadeiras, mesas -demos preferências para designers brasileiros que usam madeiras daqui. Dessa forma se consegue uma carinha de brasilidade que não tem preço.”
5) Em meio a ambientes minimalistas, uma boa dica é investir em peças divertidas, para quebrar a neutralidade do ambiente. Neste caso, o macaquinho de Kay Bojesen e as luminárias de Tom Dixon foram escolhidas a dedo para o casal, Anna e Gabriel, fãs dos designers em questão.
6) Quer mudar a cara da sala de estar sem custo algum? Uma bela estante em tom neutro – branco, off white, gelo – serve como moldura para que você brinque de decoração, misturando livros, toy art, porta-retratos, objetos de decoração e o que mais lhe vier à mente. No exemplo acima, o canto da sala está colorido, mas poderia estar totalmente sóbrio, em preto e branco, por exemplo. Basta trocar os objetos da estante!
7) A decoração do quarto pode ter a mesma lógica: “ao trocar os objetos do nicho, a atmosfera do quarto muda também – mas o móvel sob medida segue o mesmo.” Vale investir em um espaço “de trânsito” para você posicionar poucos e bons objetos de decoração – seja um nicho, uma bancada, uma mesa ou um baú.
8) Pode usar branco, sim! Se dizem que, na moda, o branco é o novo preto – clássico e atemporal – e na decoração não seria diferente. Abuse do tom tanto nos móveis, quanto no enxoval da casa – colchas, almofadas, cadeiras, tapetes – e contraste com tons amadeirados, criando ambientes relaxantes e sofisticados.
9) A clássica bancada da TV ganha ares de galeria de arte com livros de arte, moda e fotografia mesclados a quadros apoiados na parede. Sem prego, sem sujeira!
10) Menos é mais! A bancada da sala pode ser grande, mas nem por isso precisa estar lotada de objetos e porta-retratos. Selecione-os bem e garanta um ambiente moderno e leve. Após um cansativo dia de trabalho, tudo que a gente mais quer é relaxar.
E aí, anotou?